Motivos para Você Investir em Energia Solar na Sua Empresa
- 24 outubro, 2024
Isso mesmo, além da valorização do imóvel que recebe um sistema gerador de energia solar fotovoltaica, os encargos tributários diminuem caso a propriedade seja vendida.
Os consumidores com sistema de energia solar podem incluí-lo na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023, devido a implantação da tecnologia ser considerada uma benfeitoria no imóvel, reduzindo assim a base de cálculo do imposto sobre ganho de capital, em uma possível transferência de titularidade.
Ou seja, caso o contribuinte venda o seu imóvel no futuro por um valor maior do que o custo de aquisição, o lucro imobiliário será menor e ele pagará menos imposto de renda sobre esse ganho de capital.
Para declarar o sistema fotovoltaico no Imposto de Renda, é necessário incluir as notas fiscais dos equipamentos e do serviço de instalação, indicar na ficha “Bens e Direitos” o imóvel que recebeu o sistema fotovoltaico e informar o valor de aquisição do sistema de energia solar.
Caso a compra do imóvel e do sistema fotovoltaico tenham sido feitos no mesmo ano fiscal é preciso lançar separadamente o valor da residência e o total da reforma e se foram adquiridos em anos diferentes, basta lançar a compra no ano da aquisição mesmo.
Este é mais um dos benefícios de ter um sistema solar em casa ou em sua empresa.
Conte com a Ledclass para ter seu sistema solar fotovoltaico eficiente, seguro e com qualidade!