contato@ledclass.com.br
+55 (19) 3291-0123
+55 (19) 99955-0123
Lâmpadas de led

Porque a Eficiência Energética do LED gera altos ganhos financeiros?

10 julho, 2020

Gastar menos e gerar mais. Pode até parecer slogan publicitário, mas trata-se do conceito de eficiência que a tecnologia LED leva ao setor de iluminação. Em comparação com as tradicionais incandescentes, por exemplo, as lâmpadas de LED consomem 90% menos de energia. O dado, por consequência, também reduz o impacto ambiental e a conta no final do mês.

Segundo Isac Roizenblatt, diretor da Abilux (Associação Brasileira da Indústria da Iluminação), o LED já supera, em eficiência energética, os demais modelos de lâmpadas usuais do mercado — incluindo fluorescentes compactas, de vapor metálico e a vapor de sódio em alta pressão. “Hoje os LEDs não são uma alternativa, mas sim a solução como fonte de luz para obter eficiência energética”, assegura.

A eficiência energética do LED contribui diretamente com o fator sustentabilidade, pois diminui o impacto ambiental. Fora isso, o LED também se destaca pela durabilidade. “A sua vida útil pode variar de 15 a 25 mil horas, sendo a mais longa entre todas as tecnologias”, afirma Pedro Sega, gerente de produtos do portfólio de lâmpadas Osram.

produza sua energia

O LED é um componente eletrônico que possui um díodo emissor de luz — significado da sigla LED, do inglês Light Emitting Diode — e prótons e elétrons que são conduzidos a esse díodo para que ocorra uma explosão em forma de luz. “Ou seja, todo o processo é voltado para gerar iluminação. Essa é a grande mágica ou segredo que liga o LED com a sustentabilidade”, revela Felipe Bogarim Borin, gerente nacional de vendas da Brilia.

Toda energia que uma lâmpada de LED utiliza é convertida em luz. O fato esclarece a eficácia energética dessa tecnologia. “Numa incandescente convencional de 50 Watts – aquilo que sai do facho de luz –, 5% é luz e 80% é calor. Já com o LED, todo o processo de trabalho é voltado para geração de luz”, compara Borin. “Também não emitem raio ultravioleta e nem infravermelho, fatores estes que reduzem o impacto ao meio ambiente”,

Top